Eclesiologia
2 ECLESIOLOGIA
Introdução
A Igreja é uma instituição toda especial de Deus, a qual o próprio Senhor é a pedra angular, estando edificada no fundamento dos apóstolos e profetas. Ela se manifesta na qualidade de organismo como Igreja Universal e como Igreja Local na qualidade de organização.
Definição: a palavra Igreja deriva-se do vocábulo grego εκκλησια que designava “reunião”, “aqueles chamados para fora” e posteriormente no Novo Testamento veio designar uma reunião de crentes professos. Ela se manifesta de duas maneiras: [volta ao topo]
II. A Igreja Universal
É a reunião de todos os salvos desde o pentecostes até ao arrebatamento (At 2.1-4-; I Ts 4.13-18). Ele é também conhecida pelas seguintes figuras:
- a) O Corpo de Cristo: Rm 12.4-5; I Co 12.12-27; Cl 1.18
- b) A Esposa de Cristo: II Co 11.2; Ef 5.31-32; Ap 19.7
- c) Edifício: Ef 2.21-22; I Pd 2.4-6
- d) Santuário do Espírito Santo: I Co 3.16-17
- e) Novo Homem: Ef 2.14-15 [volta ao topo]
III. A Igreja Local
Das 114 vezes em que o termo “igreja” é empregado, em 91 vezes ou mais refere-se a Igreja Local. A Igreja Local é a reunião de crentes professos numa comunidade com características de organização distintas, tais como:
- a) Ela é autônoma: isto significa que ela administra seus próprios negócios por um governo teocrático-democrático estando submissa a Cristo diretamente, congregacional. Este ensino é revelado no Novo Testamento em virtude das igreja locais agirem autonomamente. At 6.1-5; 15.22-27; II Co 2.5-6; Mt 18.17; At 1.15-26; I Co 5.1-8.
- b) Tem seus oficiais: biblicamente são dois: Pastores e Diáconos. I Tm 3.1-13; At 6.1-6; Fl 1.1
- Pastor: é aquele que cuida do rebanho, mas encontramos outros sinônimos como bispo e ancião. Bispo aquele supervisiona e ancião uma pessoa amadurecida ou experiente.
- Diácono: o que serve às mesas:
- c) Composta de Membros regenerados e batizados: isto significa que os membros da igreja local são nascidos de novo (com evidências para isso) e desceram às águas do batismo. Mt 28.18-20; Jo 3.5; At 2.41; 4.32 I Pd 1.23;
- d) Ela tem autoridade para disciplinar seus membros: Mt 18.15-18; I Co 5.1-13; II Co 2.5-6.
- e) Ela deve ser Separada
- Do mundo: Ef 5.27
- Do Estado: Mt 22.21
- Dos que erram doutrinariamente: I Co 5.11; Ef 4.14; II Jo 9-11; II Ts 3.6
- f) Nela ministra-se os dons espirituais Ef 4.11-12; Rm 12.3-8; I Co 12.1-11,28-31.
- g) Tem seu tempo comunitário de adoração e culto a Deus. At 20.7; I Co 16.2; Hb 10.25.
IV. As Ordenanças da Igreja
As ordenanças dadas por Jesus Cristo a sua Igreja e que todos os cristãos devem observar, são cerimoniais que trazem memórias e lembranças da sua obra para nós e também aos que não crêem (ainda que não participem), de uma forma passada, presente e futura; tendo como base o sacrifício de Cristo na cruz, sua morte, ressurreição e volta iminente. Embora sendo, uma ordem e uma prática a ser observada, estas ordenanças não tem valor algum para a salvação de quem as observa ou pratica, servem apenas de caráter representativo da causa e dos efeitos desta mesma salvação. São elas: o Batismo e a Ceia do Senhor.
Discutir a forma e o significado da palavra batismo é uma notável ingenuidade, de tal maneira que defender que o significado de batizar é imergir torna-se um grave erro de redundância, porque o vocábulo grego é a palavra no português imergir; foi apenas uma palavra transliterada de um idioma para o outro.
- Batismo
- a) A Ordem - O mandamento é claramente ordenado na forma do imperativo de Mateus 28: 19: “Ide, fazei discípulos… batizando-os …”. O batismo era uma prática comum na igreja primitiva e feita de uma forma expontânea e automática para àquele que cresse que Jesus era o Cristo (Atos 2: 38,41; 8:36-38; 10:48; 18:8). Então se é uma ordem deve ser obedecida. O batismo é o primeiro ato visível de cada crente em obediência a Cristo para uma vida cristã responsável e pura.
- O Significado
- a) É o primeiro passo de obediência do crente no desejo de servir a Cristo. (Mt 28:19)
- b) Simboliza a morte e ressurreição de Cristo (Rm 6:3-4). Por isso somente a imersão pode representar estes eventos em um só.
- c) É a representação física do batismo no Espírito Santo. Sendo que o batismo no Espírito Santo, que se procede no ato da conversão, coloca o crente no Corpo de Cristo (I Co 12:13) o batismo nas águas coloca o crente na igreja local. (At 2: 41-47)
- Quem pode ser batizado.
- a) Todos os que receberam a Cristo como único e suficiente salvador (At 2:41, At 8:12-13) e;
- b) Abandonaram antigas práticas erradas, principalmente as que servem de testemunho negativo para a sociedade. II Co 5:17, Cl 3:5-10;
- c) E que desejam servir melhor a Cristo tendo responsabilidades na igreja local.
NOTE: Os requisitos para a aceitação de membros na igreja local não deve ser “tão alto” de modo que poucos irão ter a capacidade de serem incluídos no rol de membros. Entendemos que um novo convertido é alguém que irá crescer na vida cristã, naturalmente ele não pode alcançar a maturidade espiritual de um dia para o outro. Deus dá dons a cada um que irão ser desenvolvidos dentro da capacidade e limites aceitos pela igreja local.
- Fórmula do Batismo
- a) É feita a confissão de fé do candidato.
- b) E batiza-se segundo a fórmula de Mt 28: 19 “... em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo;”;
- c) Mergulhando o candidato apenas uma vez até que se molhe por completo.
- Posições erradas sobre o Batismo
- a) Que o batismo salva: posição defendida pela Igreja Católica Romana e outros;
- b) Que é como um concerto da circuncisão: posição defendida por presbiterianos na teologia do concerto;
- c) Batismo de crianças que não chegaram a idade da razão: defendida pela maioria dos protestantes reformistas e católicos.
- A Ceia
A Ceia tem o propósito de que todos aqueles que receberam a Cristo com salvador relembre e meditem no seu sacrifício na cruz por todos nós, sua ressurreição e a sua vinda no final dos séculos. Em sua sabedoria Cristo sabia que sendo fracos temos a tendência de esquecermos as bênçãos facilmente. No pão encontramos a representação do corpo de Cristo e no vinho seu sangue derramado por nós.
- A Instituição
- a) O Próprio Cristo instituiu. I Co 11: 23;
- b) Na noite em que Cristo foi traído. Mt 26: 21, 47;
- c) Com o propósito de relembrar a sua morte e;
- d) Ordenado para que fosse realizado até a sua Vinda (nas nuvens). I Co 11:26
- Os Elementos da Ceia
- a) O Pão
(1) Simboliza o corpo de Cristo que foi dado por nós. I Co 11:24, Is 53: 5;
(2) Não se torna o corpo de Cristo é apenas de caráter representativo: I Co 11: 24 “... em memória de mim.”;
(3) Deve ser sem fermento, simbolizando o corpo de Cristo sem pecado. Visto que Ceia foi instituída na semana da páscoa os judeus não comiam o pão asmo com fermento (Ex 12: 14-20), em I Co 5:6-8 Paulo faz uma aplicação desta verdade a vida espiritual. O fermento na Bíblia denota sentido negativo referindo-se ao pecado. Só uma vez vemos referindo-se ao reino de Deus em geral em Mt 13:33.
- b) O Vinho (O cálice)
(1) Simboliza o sangue de Cristo derramado por nós. I Co 11: 25
(2) Não se torna o sangue de Cristo é de caráter representativo: I Co 11: 25 “em memória de mim.”;
(3) Deve ser um vinho não fermentado. Na Bíblia é comum encontrarmos diversas referências na Bíblia sobre o perigo de se embriagar (Exemplos: Pv 31: 1-7, Ef 5: 18). Devido a aplicação de Paulo de uma verdade para a nossa vida espiritual em I Co 5: 6-8.
- Quem pode participar da Ceia
As três formas:
- a) Comunhão Aberta: todos os que estiverem presentes no momento da Ceia;
- b) Comunhão Restrita: limita-se todos os que estando presentes na hora da Ceia, e que já receberam a Cristo como salvador, foram batizados e estão em comunhão com Deus. Pode-se também limitar apenas a crentes que foram batizados na forma correta, isto é por imersão, esta posição exclui presbiterianos, luteranos, episcopais e outros. Pode ainda limitar-se a crentes de igrejas de mesma fé e prática;
- c) Comunhão Ultrarestrita: restringe-se apenas a crentes da igreja local em que são membros.
NOTE: A primeira não é bíblica, pois só os que de bom grado receberam a palavra e foram batizados podem receber a Ceia (At 2:41-42). A segunda é bíblica sendo um problema apenas os crentes que não foram batizados e tiveram a cabeça molhada. A terceira também é bíblica e pode ser utilizada, portanto traz problemas de comunhão com igrejas de mesma fé e prática se houver mais de uma na cidade ou região.
- Posições Erradas sobre a Ceia
- a) A Transsubstanciação: afirma que o pão e o vinho tornam-se a carne e o sangue de Cristo respectivamente. Posição defendida por católicos.
- b) Consubstanciação: que a presença de Cristo está dentro dos elementos da Ceia e trazem após a oração do sacerdote conferindo graça e transformando-se num verdadeiro sacramento. Posição defendida por episcopais e luteranos.
- c) Presença Mística: dizem que os elementos são um sinal da morte de Cristo e tem um modo místico de transmitir um modo de graça especial concedendo bênçãos fora do comum. Posição defendida por presbiterianos, reformados, metodistas e outros.
“A Igreja é guardiã das ordenanças - o Batismo e a Ceia do Senhor - e ela é responsável por sua administração.”
V. A Missão da Igreja
- Glorificar a Deus. Jo 15.8; Rm 15.6,9; Ef 1.5-6, 12, 14, 18; 3.21; Ef 5.26-27; I Tm 3.15; I Pd 4.11
- Ganhar almas evangelizando o mundo e enviando obreiros: Mt 9.35-38; 28.19; Lc 24.46-48; At 1.8
- Edificar a si mesma: I Co 3.10-13; 14.26; Ef 2.20-224.11-16
- A Igreja não converterá o mundo. Mt 24.12; Lc 17.26 – Mas ocupará lugar de benção e honra, estando unida a Cristo reinará com Ele (I Co 6.2; Ap 1.6; 19.7; 22.5; ) e seu testemunho eterno continuará. Ef 3.10,21.